sexta-feira, 21 de setembro de 2012


PARQUE NATURAL SERRA DAS ALMAS

            A Serra das Almas é uma vasta extensão de morros e picos localizada na Chapada Diamantina, no sudoeste da Bahia, e engloba partes dos municípios de Livramento de Nossa Senhora, Rio de Contas e Érico Cardoso. Nesta está localizado o terceiro maior ponto do Nordeste, o Pico das Almas, (sendo este a fronteira entre os municípios citados acima) com 1958 m de altitude e uma flora inigualável com uma grande variedade de espécies de orquídeas, muitas delas endêmicas, e espécies novas, ainda desconhecidas pela ciência. A Serra das Almas é o berço de inúmeras nascentes, as quais dão origem a rios como o Rio Brumado, Rio Taquari, Rio Quatis e Riacho do Ouro. Sua vegetação é composta por uma transição de Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica, com destaque também para uma vegetação serrana e campos gerais. Apesar de muitos dos representantes de sua fauna estar desaparecendo de seus domínios, a serra ainda abriga animais em extinção como o muriqui, o barbado (bugio), tatus, suçuaranas, etc.
Em 2002, foi criado no município de Rio de Contas, o Parque Natural Serra das Almas, sendo que este contribui para a conservação e manejo de áreas como o Pico das Almas (parte rio-contense) e a Cachoeira do Fraga.
Em vista da importância da Serra das Almas e da necessidade de conservação desta, Livramento, assim como Érico Cardoso, seus territórios parques municipais, ou mesmo APAs (Áreas de Proteção Ambiental), que visam o manejo sustentável e a exploração planejada dos recursos oferecidos pela serra, pelos sertanejos moradores de seus arredores a exemplo da APA Serra do Barbado, nos municípios de Abaíra, Érico Cardoso, Jussiape, Piatã, Rio de Contas e Rio do Pires. No município de Livramento, uma área reservada à preservação da serra, pode proteger a parte livramentense do Pico das Almas, com toda a sua diversidade, a Cachoeira do Brumado, cartão postal da cidade, Ingrejil, uma bela área de campos gerais a ser estudada pela arqueologia, juntamente com as pinturas rupestres existentes nas proximidades, as inúmeras nascentes que alimentam os rios da região, a vegetação intocada de diversos locais inóspitos da serra, a fauna rica, explorada e caçada da serra, e inclusive a parte de serra localizada do outro lado da Estrada Parque Des. Antônio Carlos Souto (BA-148) protegendo locais como o Pico da Bicuda, o que não ocorre no Parque Natural Serra das Almas em Rio de Contas, que só engloba a serra em um dos lados da estrada parque.



Serra das Almas. Projeto de proteção da diversidade florística. Disponível em: <http://planomanejo.wordpress.com/>. Acesso em: 21/09/12.

Serra das Almas. Histórico. Disponível em: <http://planomanejo.wordpress.com/historico/>. Acesso em: 21/09/12.

Plano de Ação. Disponível em: <http://www.bnb.gov.br/content/aplicacao/prodetur/downloads/docs/chapd_6_plano_de_acao_090708.pdf>. Acesso em: 21/09/12.

Gestão ambiental – ENVIRONMENT. Parque Serra das Almas. Disponível em: < http://ricbraun.wordpress.com/parque-serra-das-almas/>. Acesso em: 21/09/12.

MAPA - Gestão ambiental – ENVIRONMENT. Parque Serra das Almas. Disponível em: < http://ricbraun.wordpress.com/parque-serra-das-almas/>. Acesso em: 21/09/12.

FOTOS CACHOEIRA DO BRUMADO E PICO DAS ALMAS – Giovani Tanajura Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário