domingo, 19 de agosto de 2012


ONÇAS-PINTADAS (PANTHERA ONCA) E SUÇUARANAS (PUMA CONCOLOR) NAS IMEDIAÇÕES DAS SERRAS DAS ALMAS E DOS BARBADOS


Em um passado não muito distante onças-pintadas (ou onças-pretas em seu estado melânico) e suçuaranas eram frequentemente vistas nas imediações das Serras das Almas e dos Barbados, hoje, no entanto, as aparições destes felinos estão cada vez mais raras nestes locais. Na Serra das Almas, a onça-pintada praticamente desapareceu, fazendo muitos anos que foi relatada a sua presença, já nas imediações da Serra dos Barbados, também na região da Serra do Tromba, Rio da Água Suja esta ainda pode ser encontrada, quanto a suçuarana esta pode ser encontrada nas imediações de ambas as serras, sendo muito vista em ambientes de caatinga.
As onças e suçuaranas se alimentam de animais como veados, cutias, pacas, tatus, entre outros e são muito indesejadas pelos pecuaristas devido ao fato desses animais predarem suas criações de gado (no caso bezerros), cabras, ovelhas, etc.
O crescente desaparecimento da onça e da suçuarana nas imediações destas serras se dá devido à caça predatória e ilegal praticada pelo sertanejo, tanto aos animais dos quais estas se alimentam quanto pela sua própria caça e pela perda de habitat, já que a Caatinga, a Mata Atlântica e o Cerrado que compõem a vegetação da Chapada Diamantina estão dando cada vez mais lugar às plantações e pastos para o gado, o que prejudica tanto estes felinos em si quanto as suas presas. Apesar de já ter diminuído bastante nos dias atuais devido ao processo de globalização, a cultura da caça ainda existe nas regiões das Serras das Almas e dos Barbados, principalmente entre os moradores de povoados e localidades das zonas rurais, que embrenham-se no mato passando dias e noites nos morros e serras caçando veados, tatus, pacas, arerés (irerês), sariemas, juritis, jacarés, jacus, gatos-do-mato inclusive onças e suçuaranas. O hábito da caça diminui as presas naturais das onças e suçuaranas fazendo com que estas vão procurar alimento nas criações, deixando os criadores no prejuízo.
Cada ser vivo tem um papel na natureza, mantendo um equilíbrio e um ciclo construído ao longo de milhões de anos. Os predadores como as onças e suçuaranas, tem o papel de controlar os herbívoros que por sua vez mantém os níveis corretos de vegetação. Retirando de uma determinada região seus predadores naturais, aumenta-se a quantidade de herbívoros, os quais irão se alimentar de um grande número de plantas, como a demanda de herbívoros se torna cada vez maior, o suprimento de vegetação não é necessário para atender as necessidades desses, os quais iriam morrer de fome e destruir todo o equilíbrio natural formado.
Portanto, as onças e suçuaranas das imediações das Serras das Almas e dos Barbados tem um importante papel no complexo ecossistema destas, e merecem ser respeitadas e conhecidas para que estas possam retornar a seus locais de direito, reestabelecendo novamente o equilíbrio nestas belas e inigualáveis serras.



FOTO ONÇA PINTADA: Infoescola. Disponível em: http://www.infoescola.com/mamiferos/onca-pintada/. Acessado em 19/08/12.

FOTO SUÇUARANA: Fundação Museu do Homem Americano – FUMDHAM. Disponível em: http://www.fumdham.org.br/fauna.asp. Acessado em: 19/08/12.

FOTO SERRA DOS BARBADOS: Clube dos Aventureiros. Disponível em: http://www.clubedosaventureiros.com/guia-de-trilhas/96-guia-de-trilhas-estado-bahia/896-pico-do-barbado. Acessado em: 19/08/12.

FOTO SERRA DAS ALMAS: Giovanni Tanajura Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário