quinta-feira, 26 de abril de 2012


BARRAGEM DAS ALMAS


 Próxima das nascentes do Rio Taquari, esta barragem que é alimentada pelos vários riachos que formam o rio se localiza em meio a Serra das Almas e possui cerca de 6 metros de profundidade. De suas margens se avista a uma pequena distância o imponente Pico das Almas com seus 1958 metros de altitude, o qual volta e meia é coberto por nuvens e serrações.
 Uma barragem que pode ser considerada de pequeno porte quanto à sua área, porém dotada de uma imensa beleza, encantando quem tem a oportunidade de conhecê-la. Encravada na serra e rodeada por morros com uma vegetação densa e preservada, a quantidade de água acumulada contrasta com o verde da paisagem e sua pequena ilha embeleza ainda mais o local. Sangrando constantemente, suas águas escorrem por um lajedo e cai em um estreito canal escavado na rocha, seguindo assim o curso natural do Rio Taquari.

             Para se chegar a este local, deixa-se o carro próximo à comunidade quilombola da Rocinha, e percorre-se uma trilha a qual em alguns trechos torna-se bastante íngreme. Em um certo ponto, logo no início do percurso é possível se avistar de cima da serra, o Poção com seu lajedo em meio à uma vegetação bastante densa. Deste trecho também se avista a cidade de Livramento bem ao longe. Em meio à trilha nos deparamos com uma pedra conhecida como Pedra do Navio, isso devido ao formato que a pedra toma sendo vista no sentido barragem/Rocinha, ou seja, no sentido de volta, e próximo a essa pedra encontra-se um outro caminho que dá acesso ao Pico das Almas pelo lado livramentense. Num ponto da trilha encontramos também coqueiros babaçu e uma enorme jaqueira. É bastante comum árvores como a sucupira e o pau-de-óleo. A fauna da região também é variada, em meio às trilhas corre-se o risco de se deparar com jacus, aracuãs, pacas, cutias, tamanduás-mirins, micos, ouriços cacheiros, veados, cachorros e gatos do mato, a suçuarana, o bugio ou barbado, coquis ou pássaros preto, entre outras espécies. Muitas pessoas da população local tem profundo conhecimento das trilhas, lugares e particularidades deste local e de muitos outros, e estar na presença de uma delas pode facilitar o acesso ao lugar, além da tranquilidade de saber que não vai se perder e das explicações e curiosidades sobre a região.   
      A Barragem das Almas, construída para suprir as necessidades da irrigação e para consumo humano de povoados como Rocinha, Itaguaçu, Água Branca e Tingui, apesar de sua beleza e função, é também como toda barragem, causadora de um desequilíbrio ambiental, já que interfere no ciclo de cheias do rio, alaga uma área antes preservada e esta em particular requere uma atenção ainda maior devido à sua proximidade com a nascente. Outro enorme risco ambiental é que de forma ilegal alguns empresários e fazendeiros retiram água diretamente da nascente o que pode levar a um imenso desastre ambiental. Ao longo da trilha podemos perceber a quantidade de canos e tubulações que retiram água do rio, algo que deve ser controlado e fiscalizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário