segunda-feira, 30 de julho de 2012


PASSARINHEIROS


            No Brasil, principalmente nos municípios do interior, o antigo costume da captura de pássaros para a criação em gaiolas é algo bastante comum. Várias espécies são capturadas mesmo nos quintais das casas, com o famoso alçapão, em áreas de mata, ou são compradas de pessoas que as vendem por altos preços. Este comércio, além de ser um crime, é realmente devastador para as espécies. Locais onde antes era bastante comum se visualizar sofrês, cardeais-do-nordeste, sabiás-laranjeira, quem-quens, periquitos-da-caatinga, azulões, coleirinhas, coquis, canários-da-terra, e outras diversas espécies, hoje estas são cada vez mais raras.

            Além de contribuir para o desaparecimento destas espécies em diversas regiões, quem captura ou adquire estas aves silvestres, corre o risco de ser pego pelo IBAMA, sendo obrigado a pagar caras multas e ao comprar os animais este contrai dívidas, devido aos elevados preços cobrados.
            Quem mantém pássaros silvestres em gaiolas, tem a intenção de que estes estejam sempre perto devido a sua vocalização, muito apreciada. Ao invés de retirar as aves da natureza, quem gosta de escutar seus cantos, poderia simplesmente substituir a gaiola, por comedouros, onde seriam oferecidas frutas ou sementes, atraindo os pássaros, que estarão sempre por perto, soltos e felizes, cantando, e com sorte, nidificando próximo à casa onde este é alimentado. É importante também, que seja conversado com os vizinhos e pessoas das imediações, para que estes também compartilhem a vontade de ter aves soltas por perto, e não tentem se aproveitar da situação para captura-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário