domingo, 15 de julho de 2012

Cidade Perdida de Ingrejil

Sendo localizada na Serra das Almas, no município de Livramento de Nossa Senhora - BA, em meio à Chapada Diamantina, a Cidade Perdida de Ingrejil tem como primeira visão um grande paredão de pedras com destaque para uma formação denominada de Portal das Almas, acima deste existe uma grande rocha denominada Parabólica, que recebe este nome devido a sua semelhança com uma antena de TV, a qual fica equilibrada em um estreito pedestal de pedra. Logo após esta, se tem a visão de um imenso campo plano de gerais, cercado de morros e serras e com algumas rochas emergidas em meio à vegetação. A partir de Ingrejil, pode-se caminhar pelos campos gerais e subir um morro que faz parte da serra e chegar a uma linha (veia) de ferro que passa pela região, local onde predomina grandes agulhas de pedra, bastante comuns nos locais mais altos desta serra, de alguns pontos desta subida pode-se ter inclusive vistas para a cidade de Livramento de um lado e do povoado de Santa Rosa em Érico Cardoso do outro.

Famosa há cerca de alguns anos devido a pesquisas e expedições científicas realizadas no local, suspeita-se que ali existiu a cerca de 4.000 anos uma civilização pré-incaica, porém, nada foi comprovado.
Para se chegar ao local, pega-se uma trilha que tem início em uma plantação de mangueira, passando por todo o percurso restante um trecho em meio a uma vegetação densa e preservada, que se alterna em vegetações características da Mata Atlântica e do Cerrado. Tornando-se bastante íngreme em alguns pontos, a trilha que corta uma boa parte da Serra das Almas alonga-se por locais onde é possível se ter uma bela e ampla vista da cidade de Livramento. Pode-se chegar a Ingrejil com cerca de 2 horas de caminhada, sendo esta amenizada pelas minações encontradas durante o percurso, que refrescam e matam a sede de todos que encaram a subida. Muitas pessoas das imediações do local tem profundo conhecimento das trilhas, lugares e particularidades deste local e de muitos outros, e estar na presença de uma delas pode facilitar o acesso ao lugar, a tranquilidade de saber que não vai se perder além das explicações e curiosidades sobre a região.
            Durante a caminhada pode-se encontrar diversos representantes da flora local, como o pau-de-óleo, orquídeas e bromélias, inclusive ao chegar ao local, pode se visualizar camdombás e outras plantas que compõem os campos gerais. A fauna regional também é bastante rica, em meio às trilhas corre-se o risco de se deparar com jacus, aracuãs, pacas, cutias, tamanduás-mirins, micos, ouriços cacheiros, veados, cachorros e gatos do mato, além de piabas e outros pequenos peixes nos riachos, a suçuarana, o bugio ou barbado, coquis ou pássaros pretos, entre outras espécies.
            Um lugar como este deveria ser protegido e mais explorado turisticamente, enquanto não é criado um parque ou uma APA, cabe aos habitantes de Livramento e região assegurar e garantir a proteção e a preservação deste local tão espetacular.

4 comentários:

  1. Com certeza deve ser um lugar muito lindo !!!!

    ResponderExcluir
  2. Já tinha conhecimento da cidade perdida de Ingrejil e fico feliz em encontrar um nlog que divulgue. A Chapada Diamantina é rica tanto em natureza quanto em história. Em paramirim existe também um misterioso dólmen, a pedra de santana. Linda tb.

    ResponderExcluir
  3. Estou fascinada, gostaria muito de conhecer!

    ResponderExcluir
  4. O interessante é o entalhe do apoio da pedra de baixo, da a impressão que foi esculpida de propósito para receber a outra por cima. E nós não sabemos se da natureza ou se foi alguém? Se foi alguém, como fez? Se foi a natureza, como fez Também. Os dois modos é impossível de entender. Eu duvido que tenha sido a natureza ou o homem. Afinal Quem ou o que!!!!!

    ResponderExcluir